quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Manual pra quem quer morar na "roça"



Cansado de viver na "cidade"? Entre tanta violência, horas no trânsito, pessoas sem paciência e constantemente irritadas por causa do agito do dia-a-dia você tomou a sábia decisão de morar num sítio, uma chácara ou um pedacinho de terra afastado do centro urbano. Pois bem, mas não se esqueça que você é um "bicho urbano" e antes de tomar essa decisão precisa saber de algumas coisinhas...

1º Lembre-se bem disso, assim que você der a notícia para sua família e amigos que vai morar num cantinho afastado da cidade, numa área rural mais especificamente, vai receber inúmeras críticas e também vários apoios portanto, você precisa saber o que realmente quer e não se deixar levar pelos comentários alheios. Aliás, prepare-se, pois neste momento já estará recebendo o rótulo de "roceiro", ou ainda ouvindo aquelas famosas piadinhas " tá na roça". 

2º Como dito anteriormente, você é um "bicho urbano", se não está acostumado a lidar com bichos diferentes de sua espécie, comece a treinar isso, porque é você quem estará invadindo o território deles. Eles já vivem lá, você não, será normal encontrá-los passeando por aí, principalmente a noite. 

3º Entre os animais os sapos merecem um tópico à parte, eles vão aparecer. Isso é certo. Se você, assim como eu, tem repugnância à este tipo de bicho, era melhor então nem pensar em sair da sua rua de asfalto, mas levando em consideração o seu sonho de respirar um ar puro e ouvir todas as manhãs o canto dos pássaros na janela, vale a pena arriscar e encarar esses bichinhos de frente. Porque realmente são muitos.Assim como os grilos, aranhas, e algumas vezes até cobras. 

4º Como foi morar num lugar afastado do centro da cidade, terá que pensar em programar-se para as compras de alimentos e materiais de uso pessoal etc. Isso é importantíssimo, pois na hora que mais precisar infelizmente não terá aquele "mercadinho" que havia antes na rua da sua casa para te salvar portanto, programe-se.

5º Se ainda não sabe cozinhar direito meu amigo, terá que aprender, pois  como você não terá fácil acesso à mercados e padarias vai chegar um dia que você vai ter aquela vontade de comer alguma coisa que não sabe oque é. Então é nessa hora que entram os seus dotes culinários. Lembrando que só fará alguma coisa se você leu o tópico anterior, rs

6º Sua locomoção. Um dia pelo menos na semana você vai ter que sair do casulo, então tenha um meio de transporte. Um carro, uma moto ou que seja uma bicicleta motorizada. Um carro é melhor! Mas, se você ainda não tem condições de ter alguma coisa do tipo, fique atento ao horário de ônibus que passa perto de sua residência. Porque geralmente em lugares assim, na área rural, costuma-se passar apenas algumas vezes ao dia, se perder, perdeu.

7º Para não haver tanta dificuldade para se transportar de um lugar para outro, veja antes a localização do seu futuro cantinho do sossego. Avalie a rua, se é de terra, por exemplo, terá bastante dificuldade em sair de casa quando chover. 

8º Sempre tenha em casa velas e lanternas. Normalmente na roça é comum acabar a energia. Aqui em casa, por exemplo, acaba no mínimo uma vez na semana. Não fique em pânico.

9º Geralmente, em casas muito antigas não há fornecimento de água tratada, e sim o uso de água de mina. Como aqui em casa. Terá dias que você abrirá a torneira e vai sair uma água barrenta, principalmente depois de ter chovido. Não consuma água da torneira para beber nem para cozinhar. Tenha em casa um filtro de água para essas funções.

10º Não deixe o mato crescer muito ao redor de sua casa, pois isso trará mais bichos peçonhentos. Se você não tem equipamento para cortar ou não sabe, chame algum profissional pra isso.

11º Se você não trabalha, nem estuda tente fazer alguma coisa pra ocupar o tempo. Aprenda algum tipo de artesanato, cultive uma horta, plante flores, crie galinhas, tenha um cachorro. Qualquer coisa para que você não caia na rotina e transforme o seu sonho num verdadeiro tédio.

12º Se é viciado em internet, procure saber antes se naquele local é possível conectar se não, terá problemas.

Enfim, são tantas coisas para se pensar antes de tomar essa decisão que não me lembro de tudo. Mas apesar dos obstáculos, posso afirmar que não tem nada melhor que abrir a janela e se deparar com várias montanhas bem verde cheia de vaquinhas. Ouvir os pássaros cantando, cada um com um timbre diferente... 

Tem gente que me pergunta se não enjoo de todos os dias olhar a mesma paisagem. Sabe que não? Porque a natureza é tão perfeita e complexa que cada dia você presta atenção num detalhe diferente que não havia reparado antes.

É isso gente. Espero que tenham gostado.

Beijos

Natália

3 comentários:

Anônimo disse...

hmmmmmm.. maninha filosofando!! Muito bom!! A natureza esta te fazendo muito bem!! Hoje as pessoas estao externas demais, temos q ser mais internos!

Ir.Dirceu disse...

Gostei Nah, Que Deus te abençoe nesse cantinho dos sonhos de muitos, fico feliz em ver e sentir que voces estão felizes com a satisfação de ter tomado a decisão certa.Amo voces.

Duas Moças Prendadas disse...

amei as dicas, entre práticas e divertidas!
beijo